Categorias:

Superando os desafios do home office

Trabalhar em casa pode ser muito atrativo, mas possui desafios reais.

Você consegue manter seu foco e permanecer motivado? Você consegue manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal quando seu local de trabalho também é a sua casa?

Vamos te ajudar com algumas dicas para lutar contra desafios reais que você pode estar enfrentando nesse momento: 

1) Isolamento, perda de motivação e foco

Fica difícil ficar motivado ou se concentrar nas tarefas quando você está sentado em frente a uma tela sozinho ou cercado pelas distrações de casa. Quando você não está no escritório, não está perto, fisicamente, das pessoas e pode se sentir isolado e sozinho.

Dicas:

  • Mantenha contato humano! Use as chamadas de vídeo para conversar ou ligar para colegas de equipe  e não tenha medo de reconhecer que você precisa de suporte. Você descobrirá que conversar regularmente com seus colegas de equipe pode aliviar a sensação de isolamento e ajudá-lo a lembrar que, realmente, não está sozinho.
  • Esteja atento! Se você perceber que sua mente está divagando, dê uma pausa e, depois, concentre-se novamente. Isso pode significar levantar-se da mesa, movimentar-se ou passar para outra tarefa. Busque ficar no momento presente.

2) Equilíbrio e gestão do tempo

Suas rotinas domésticas diárias e responsabilidades familiares podem afetar a maneira como você trabalha em casa. Se você não está acostumado a trabalhar em casa ou remotamente, também pode ter dificuldade de organizar o tempo entre as diferentes tarefas que possui.

Dicas:

  • Crie um cronograma!  Descreva tudo o que você precisa fazer em horários específicos, que você pode seguir a cada dia. Inclusive, defina intervalos regulares para refeição/descanso e informe sua equipe.
  • Defina seus limites!  Diga à família ou amigos quando estiver no modo “não perturbe” para que você possa se concentrar no trabalho. Por outro lado, quando estiver de folga, certifique-se de que seus colegas de trabalho respeitem seu tempo com a família.

3) Falta de atividade física

Se você trabalhar em casa, pode ficar preso à sua mesa ou assento por um longo tempo. Mas, ficar sentado por horas a fio vai afetar seu corpo.

Dicas:

  • Alongue-se!  Faça questão de se levantar e caminhar. Faça isso a cada hora para que o sangue flua. Vá preparar um café ou comer um lanche.
  • Arranje tempo para ser ativo! Comece o dia com uma curta caminhada ou exercício de sua escolha, dê uma volta no quarteirão, leve o lixo para rua, varra a casa, movimente-se!

    Essas atividades podem parecer simples, mas, manter-se ativo não é bom apenas para o corpo, é ótimo para a mente. 

Também ajuda você a se concentrar e ser mais produtivo.

4) Sem suporte técnico no local

E se sua internet cair ou houver algo errado com sua impressora? Você consegue consertar sozinho? Não ter suporte técnico para ajudá-lo imediatamente pode ser um grande problema.

Dicas:

  • Tenha os contatos em mãos! Certifique-se de obter o número de telefone da sua equipe de TI e entre em contato com eles imediatamente.
  • Tecnologia ao seu favor!  Serviços inteligentes de impressão contam com técnicos para te ajudar e você não precisará mais se preocupar caso algo de ruim aconteça. Você terá toda ajuda que precisa!

Aqui você encontra mais informações sobre esse serviço!

Essas foram algumas dicas para você se adaptar melhor ao momento que estamos vivendo. Somos seres adaptáveis e a mudança está presente a cada dia nas nossas vidas, como também dentro de nós.

Esteja disposto a mudar e saiba que juntos vamos superar essa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *