E N T T R Y

Carregando

Programação: saiba o porquê é tão difícil e como facilitar sua aprendizagem!

Aprender programação pode ser tarefa muito difícil para diversas pessoas, e pode parecer impossível para as pessoas que não possuem experiências com programação ou ciência da computação.

É muito importante lembrar que, assim como qualquer outra habilidade, para programar é preciso de muita dedicação e prática!

Pensando em toda essa dificuldade, criamos um artigo completo e com dicas que irão te motivar a se dedicar a essa nova habilidade super requerida no atual mercado. Acompanhe!

Boa leitura!

O que é programação?

Antes de tudo, é importante entender o que é programação!

A programação é o processo de criar instruções e ou algoritmos, tais que orientam um computador a executar tarefas específicas.

Essas instruções e algoritmos são a forma de comunicação entre o humano e a máquina, onde o programador escreve um conjunto de comandos e lógica para resolver problemas ou realizar determinadas funções.

Esses comandos são escritos em linguagens de programação, que são conjuntos de regras e sintaxes, tais que são compreensíveis tanto para humanos quanto para computadores.

Saber programar é uma habilidade fundamental na era da tecnologia, pois permite criar aplicativos, websites, jogos e softwares que impulsionam e facilitam o dia-a-dia de todos presentes na sociedade.

A programação envolve pensamento lógico, resolução de problemas e criatividade, além de que é uma área que está em constante evolução, contando sempre com novas linguagens e tecnologias sendo desenvolvidas.

Por que programar é tão difícil?

Com certeza você já deve ter em mente alguns pontos que tornam a programação algo difícil. Para você não possuir quais quer dúvidas, listamos os principais motivos dessa dificuldade que desmotiva diversos possíveis profissionais.

Pensamentos abstratos

A programação envolve a capacidade de pensar de forma abstrata e lógica.

Compreender os conceitos fundamentais, como variáveis, loops e condicionais, pode exigir um certo esforço inicial para alguns, e pode acabar tornando-se desmotivante.

Atualização constante

Como dito anteriormente, a tecnologia e as linguagens de programação estão em constante evolução.

Manter-se atualizado com as novas tendências, linguagens e ferramentas pode ser um grande desafio para os programadores.

“Purificação” e resolução de erros

Na programação, é extremante comum encontrar erros e bugs. Porém, encontrar a causa raiz de um problema e corrigi-lo não é nada fácil. Pode ser um processo complexo e exigir paciência e perseverança.

Projetos complexos

Conforme os programadores vão avançando suas habilidades, eles começam a enfrentar projetos cada vez mais complexos.

Lidar com sistemas grandes e integrados pode ser desafiador, além de requerer uma compreensão abrangente de diferentes conceitos e tecnologias.

Linguagens complexas

As linguagens de programação possuem regras e sintaxe específicas que podem parecer complexas para iniciantes.

Dominar a sintaxe de uma linguagem e compreender as estruturas de controle pode levar tempo e prática.

Como aprender programação mais fácil?

Saiba que programação não se resume em dificuldade, na realidade, há diversos meios que deixam a programação mais fácil. Leia a lista abaixo e facilite sua aprendizagem!

Decida qual linguagem você quer aprender primeiro

Como você já deve saber, há diversas linguagens e códigos de programação, para os mais variados dispositivos e softwares. Por conta disto, logo de início, é importante focar em apenas uma linguagem!

Tenha em mente que, toda vez que você estudar, você irá encontrar muitas outras linguagens no seu dia a dia, e consequentemente, irá aprendê-las naturalmente.

É importante sempre entender o básico e, aos poucos, desenvolver mais suas habilidades, escolhendo outras linguagens com o passar do tempo. Assim você terá capacidade para desenvolver um projeto com diferentes métodos e variáveis.

Exercite constantemente seus conhecimentos

A programação é um ciclo sem fim, pois envolve novidades continuamente, além de correções e estudos.

Por isto, é muito importante exercitar seus conhecimentos sempre! Preferencialmente, com muita atenção e concentração, e em um local tranquilo onde você consegue se dedicar ao máximo para compreender todo o conteúdo.

Aprender e procurar por novas linguagens, códigos, estruturas e tecnologias de maneira totalmente autônoma é uma tarefa muito importante para que o programador se destaque dentre os demais.

Com essa aprendizagem e procura independente, o desenvolvedor desenvolve o hábito e habilidade de solucionar problemas rapidamente e ainda saber lidar bem com diversos contratempos.

Aprenda inglês

Possuir conhecimento da língua inglesa é um grande diferencial, ainda mais para aprender códigos, isso porque, a maior parte dos códigos são em inglês, e ao aprender esse idioma você conseguirá solucionar problemas rapidamente, além de que irá abrir seus horizontes e proporcionará à você novos desafios.

Conclusão

Aprender a arte da programação exige muita dedicação e paciência, além de aprender constantemente novas linguagens, tendências e tecnologias, para assim, aprimorar habilidades para resolver problemas.

Aprender a programar pode ser exaustivo e desmotivante, pois durante esse processo, a maior parte dos códigos e estruturas montadas apresentam diversos erros, fazendo com que as coisas que estão sendo programadas não funcionem como o esperado, ou até mesmo nem funcionem.

Após ler este artigo, onde apresentamos os pontos que dificultam a vida dos desenvolvedores e algumas soluções, ficou mais motivante e fácil de aprender a programar, certo?

Possui mais dúvidas sobre o mercado de T.I.? Então acesse nosso blog e fique por dentro de tudo o que rola neste vasto mercado da tecnologia.

Curtiu o conteúdo? Então compartilhe-o em suas redes!

Publicações relacionadas