Outsourcing é algo comum de vermos no mercado, pois atua em diferentes áreas, desde áreas de RH como na de TI, entre diversas outras áreas.
Mas o que é o Outsourcing? O que ele envolve? Como funciona? Por que está tão popular no atual mercado? Você sabe a resposta dessas perguntas? Não se preocupe se não saiba. Iremos esclarece-las neste post!
Outsourcing é uma prática empresarial, tal qual consiste em transferir tarefas, operações, trabalhos, equipamentos e processos para uma outra empresa. Em resumo, é um tipo de terceirização!
Embora muitas empresas acreditam que são sinônimos, o outsourcing não é a mesma coisa que terceirização, mas é um tipo desse serviço! Já a terceirização é uma categoria de estratégias para utilizar nas empresas.
Essa categoria, tal como a conhecemos, é a terceirização de serviços mais de rotina, que normalmente não possuem tanto valor agregado e estão mais distantes do core business da empresa. Como por exemplo, serviços ligados à logística, limpeza, segurança e transporte.
Já o outsourcing atua nas áreas chave da organização, como por exemplo, na área de vendas, finanças e de TI.
Tá mas, para que serve o outsourcing?
Algumas empresas crescem tanto, que não conseguem mais lidar com toda a demanda sozinha, optando assim, em terceirizar seus serviços.
E nisso, surgem as empresas de outsourcing, pois com elas, as empresas conseguem reduzir custos com mão de obra, custos relacionados a infraestrutura, equipamentos e tecnologia. E ainda lucram com auxílio de outra empresa!
Além da questão de questões financeiras, as empresas podem adotar uma estratégia de outsourcing para focar melhor nos aspectos centrais do negócio.
Qual é a importância do Outsourcing?
Agora que entendemos o que é e para que serve o outsourcing, a dúvida que predomina agora é: Qual a importância desse tipo de terceirização?
O outsourcing é importante pois permite que a empresa se qualifique em determinados setores sem aumentar a sua complexidade. Em outras palavras, a empresa não terá mais custos com pagamento de funcionários, nem precisará se preocupar com seleção, treinamento e desenvolvimento dos funcionários.
E isso é uma grande vantagem no atual contexto do mercado, pois o mercado exige uma estrutura clara e processos ágeis.
Vantagem um tanto contraditória, pois se voltarmos um pouco no tempo, possuir milhares de funcionários contratados e diversos de departamentos internos em uma só empresa era um motivo de grande orgulho e mostrava o quão forte é a empresa. Já nos dias de hoje, é o completo oposto!
Essa forma de terceirização também pode ser vista como um recurso para diminuir custos de oportunidade, coisa que, muitas vezes, é deixada de lado na hora de decidir se a terceirização realmente vale a pena.
Tipos de outsourcing
É possível dividir esse tipo de terceirização em categorias, acompanhe:
Tipo de serviço realizado
Essa categoria é mais comum na área da tecnologia da informação (TI), pois, como criar e manter esse setor é um dos maiores desafios, e com a solução mais fácil e prática costuma ser contratar um fornecedor externo.
Modelo de contratação
Há algumas empresas que estão disponíveis para ter uma parceria flexível, onde os recursos disponibilizados se adaptam a uma demanda variável mensalmente.
Nesse modelo, a empresa subcontratada sempre recebe valores diferentes, pois a mesma é paga de acordo com a quantidade de trabalho que foi requisitado.
Contratação por planos
Nesse modelo, o contratante paga um valor fixo mensalmente e tem acesso limitado a recursos, como profissionais, serviços e equipamentos.
Esse é um modelo mais “engessado”, pois, caso a necessidade aumente, deverá ser feito um upgrade no pacote contratado, mudando a faixa de preço.
Contratação de empresas
É possível classificar classificar os tipos de outsourcing de acordo com a localidade da empresa subcontratada. Nesse modelo há duas categorias, o onshore, offshore e nearshore.
No onshore, contrata-se um prestador de serviços local, estabelecido no mesmo país. Já no offshore a empresa contratada é estrangeira, e o nearshore é quando a empresa contratada também é estrangeira, mas de um país vizinho, com cultura e idioma semelhantes.
Outsourcing no Brasil
No Brasil, o processo de regularização desse tipo de atividade é mais fácil e legal, pois possui a Súmula 331 do TST torna.
Como especificado no item III: “Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância (Lei nº 7.102, de 20.06.1983) e de conservação e limpeza, bem como a de serviços especializados ligados à atividade meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta.”
Áreas populares no outsourcing
Marketing
A contratação de uma outra empresa para cuidar do marketing, publicidade e propaganda ou relações públicas seja necessária para sua empresa. Pois ela passará uma perspectiva diferente da que já existe na sua empresa.
E também, sua empresa pode poupar tempo, pois não irá mais precisar ficar pensando e elaborando estratégicas de marketing.
Contabilidade
Essa é uma das áreas com mais utilizadas, onde as empresas de outsourcing servirão como auxiliares em questões como relatórios e balanço patrimonial. Além de ajudarem em questões legais, mantendo em dia os tributos legais que devem ser recolhidos.
Análise e planejamento também são funções da empresa de contabilidade contratada. Além de ajudar no processo de pagamento da folha de salários dos seus funcionários.
Recursos humanos
Pode parecer um pouco ilógico contratar uma empresa para contratar funcionários para a sua empresa, porém, não é!
Esse tipo de serviço possui um maior conhecimento nesse ramo, assim, selecionando os melhores candidatos para as vagas disponíveis na sua empresa.
Logística
A parte de logística de uma empresa exige bastante controle e tempo. Por isso, a melhor opção é o outsourcing.
Se sua empresa precisa de um sistema de controle de estoque, de entregas, de saídas e de entradas mais específico, essa empresa trará apenas vantagens.
Pois assim, além de controle, é possível garantir que não haverão roubos, perdas, ou extravios durante o processo de deslocamento ou armazenamento.
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Tecnologia da informação
Essa área é a mais comum de se ter empresas de outsourcing, pois necessita de profissionais especializados, que normalmente custam caro, coisa que empresas normais não costumam ter.
Essa parceria gera benefícios de ambas as partes, onde o profissional é valorizado, e a empresa que precisa desse serviço tem suporte constante. Tanto de equipamentos, como de gerenciamento de dados.
Vantagens do outsourcing
Melhor resultado
Como são empresas especializadas no assunto, já é esperado melhor resultado, fazendo todo o processo em menos tempo e ainda não utiliza recursos da sua empresa.
Aumento da produtividade
Com a contratação de uma outra empresa, é possível concentrar em outras atividades, e assim, aumentando a eficiência das mesmas.
O outsourcing influencia na produtividade dos funcionários de diversas maneiras, em especial porque essa estratégia conta com o trabalho de profissionais externos, tais que são bem capacitados, o que os qualifica para executar o trabalho em menos tempo e com menos recursos, deixando processos cada vez mais rápido e dando mais eficiência às funções.
Com isso, sua empresa, ao invés de ficar se preocupando com o que precisa ser feito, conseguirá se focar em apenas em seus negócios e cada um estará trabalhando na área que tem mais conhecimento, o que acaba levando a uma boa gestão.
Redução de riscos
Você sabia que o outsourcing também ajuda a sua empresa a ficar mais flexível e ágil? Além de evitar erros em determinadas atividade, tudo isso pois, com uma empresa externa contratada, sua empresa não terá que se preocupar tanto com essa área.
Redução de despesas
Esse é um dos benefícios mais falados sobre o outsourcing, isso por que, ao contratar um serviço de outra empresa, os custos com treinamento especializado e diversos outros gastos ocasionados pela contratação de algum funcionário desaparecem.
No geral, as empresas externas são contratadas por reduzirem despesas e, consequentemente, aumentam as margens de lucro e a rentabilidade da sua empresa, o que faz disso uma decisão puramente comercial.
Desvantagens do outsourcing
Apesar o outsourcing ser vantajoso, assim como qualquer coisa, ainda apresenta desvantagens e pontos para prestar muita atenção. Confira a seguir as desvantagens desse método.
Perda de controle
Como imaginado, o outsourcing pode ocasionar uma perda de controle, pois, como empresas externas são contratadas para cuidar de determinadas áreas, podem introduzir uma série de novos problemas que são, em última instância, de responsabilidade da empresa contratante. Sendo assim, é preciso um contrato bem específico e que seja cumprido sempre a respeito do controle.
É preciso prestar muita atenção à contratação de uma prestadora de serviços que seja adequada, pois pode ser que existam conflitos de interesses.
Fechamento de vagas
Embora haja um grande debate sobre esse assunto, existe chance que algumas pessoas sejam dispensadas do cargo.
Mas vale lembrar que, em alguns casos, a empresa contratante pode ficar dependente dos serviços externos e acabar perdendo seus próprios conhecimentos técnicos, o que não é nada bom.
Tenha sempre em mente que o serviço de outsourcing é uma estratégia que traz inúmeras vantagens, mas é preciso ter um outro plano, caso a empresa contratada pare de fornecer seus trabalhos ou até mesmo o contrato seja rompido.
Problemas na segurança
Como a empresa contratada precisará realizar diversos serviços, é provável que ela precisará ter acesso a dados confidenciais e importantes. E nessa situação, a empresa contratante precisa ter uma segurança muito grande ao fazer a escolha.
Lembre-se que, mesmo que o serviço esteja sendo feito por uma empresa externa, é necessário continuar o gerenciamento e monitoramento desses serviços. O gestor não pode deixar que haja perda de controle ou que a confidencialidade de informações esteja em risco.
Conclusão
Como vimos anteriormente, não é possível contratar empresas de outsourcing para realizar atividades ligadas à função principal da empresa. Pois seu fim é justamente o de auxiliar em áreas que a empresa não é expert.
Mas, eai empresa de outsourcing, você sabe como vender e ser referência do mercado? Ainda não? Não se preocupe, acesse nosso blog e saiba como ser referência!
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