E N T T R Y

Carregando

Metaverso: tudo o que você precisa saber sobre essa nova tendência!

O metaverso, nova tendência tecnológica está sendo extremamente comentada nos últimos meses. Mas por quê?

Bom, esse conceito ficou em alta quando Mark Zuckerberg anunciou investimentos nessa tecnologia, além de mudar o nome do Facebook para Meta.

Mas afinal, o que é esse Metaverso? Como surgiu? Como funciona? Entre inúmeras outras dúvidas que todos temos sobre essa nova tecnologia serão desvendadas neste post!

Confira os tópicos abaixo e fique por dentro de tudo sobre essa tecnologia:

Boa leitura!

O que é Metaverso?

O metaverso é uma utopia futurista que busca unir os mundos real e virtual, em outras palavras, é reproduzir a realidade utilizando tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada. Nele é possível criar avatares, conversar com pessoas, jogar, fazer compras, entre diversas outras possibilidades!

Para maior imersão à essa nova realidade, é preciso usar dispositivos como óculos de realidade virtual (VR) , por exemplo, que ficam posicionados em frente aos olhos permitindo acessar o ambiente. 

metaverso

O objetivo é de real imersão à essa nova realidade, que o usuário não só observe esse ambiente virtual, como também esteja dentro dele, interagindo nele.

Algumas pessoas veem essa nova realidade como a evolução da internet. Já outras, enxergam ele como um risco para a privacidade, e até o comparam com uma droga viciante.

Como surgiu o metaverso?

Mesmo que pareça uma nova tecnologia, o termo metaverso não é algo novo. Surgiu em 1992 com a obra chamada Snow Crash, de Neal Stephenson. Essa obra é de ficcção científica e conta a história de “Hiro Protagonist”, personagem que na “vida real” é um entregador de pizza, mas no mundo virtual, tal qual é chamado na história de metaverso, é um samurai. 

metaverso
Capa do livro Snow Crash, de Neal Stephenson.

Essa obra inspirou diversos jogos, como por exemplo Second Life, Roblox, Fortnite e Minecraft, onde jogadores podem criar vidas paralelas em um ambiente virtual.

No ano de 2021, o termo “vidas na internet” ganhou destaque após Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, alterar o nome de sua empresa para Meta e afirmar que o metaverso é o futuro da internet e da tecnologia em nossas vidas.

A empresa afirma que investiu cerca de 50 milhões de dólares nesta nova realidade, e confirma que planeja testar universos digitais nos próximos dois anos e desenvolver aplicações de multiverso entre 2031 e 2036.

Quais foram as primeiras tentativas de metaverso?

Há vários projetos que buscaram criar essa outra realidade.

Um dos principais exemplos é o jogo Second Life, tal qual foi lançado em 2003 pela empresa Liden Lab. O jogo é uma simulação virtual em 3D. Ao entrar no game, o usuário poderá criar um avatar para lhe representar dentro do jogo, além de poder socializar com diversas pessoas de diferentes lugares do mundo.

Porém, mesmo atraindo diversos gamers, o jogo não conseguiu unir completamente os mundos real e virtual. E um dos motivos dessa não união de realidades foi que o projeto não foi capaz de criar uma economia digital, ou seja, os usuários não conseguiram ganhar dinheiro e nem ter uma propriedade virtual, algo que nos dias de hoje é possível facilmente.

Com o passar dos anos, surgiram diversos outros games com essa mesma promessa, jogos como Minecraft, Roblox, VR Chat e Fortnite, porém, apresentam mais elementos nesse novo universo. Nesses jogos, os usuários possuem seus próprios avatares, participam de missões, se relacionam uns com os outros e vão a eventos. Até mesmo aconteceu diversos shows de artistas muito famosos nesse novo universo, como Ariana Grande, Travis Scott e Justin Bieber.

Imagem de um show da cantora Ariana Grande dentro do jogo Fortnite.

Mas vale lembrar, que a proposta do metaverso vai além dos jogos online, ela busca unir fortemente a vida real com o mundo virtual.

Conceitos importantes para entender o metaverso

Para entender esse novo universo, é importante compreender alguns conceitos muito utilizados nesse meio.

Utilizando as tecnologias que citaremos a seguir, será possível comprar e vender itens, negociando, por exemplo, propriedades virtuais, roupas para avatares, obras de arte digitais e muito mais. Há possibilidades de vender produtos e também de fazer publicidade.

Realidade Virtual (VR)

A realidade virtual (virtual reality, ou VR) é um ambiente virtual que simula o mundo real e que os usuários conseguem interagir com esse mundo virtual. Porém, essa realidade não é acessível para algumas pessoas, pois requer o uso de óculos desenvolvidos para esse fim.

Realidade Aumentada (VA)

A realidade aumentada (augmented reality ou AR) é a combinação de elementos do mundo real e do mundo virtual. Um aplicativo que é um ótimo exemplo de VA é o jogo Pokemón Go, onde o usuário caça os pokemóns utilizando a câmera do smartphone em lugares reais.

Imagem da tela de um celular enquanto joga Pokémon Go.

Criptomoedas

Criptomoedas são moedas digitais que podem ser usadas para comprar produtos no metaverso, entre em outros lugares na internet. A mais famosa delas é o Bitcoin.

Blockchain

O Blockchain é a tecnologia que possibilitou a criação do Bitcoin. Com o sistema, consegue-se rastrear o envio e o recebimento de informações pela internet. Por conta de ser muito seguro, é usado para transações envolvendo criptomoedas.

NFT

Os NFTs (Non-Fungible Token) consistem em um código digital que serve para autenticar um artigo, garantindo que ele é único, sendo assim, são itens exclusivos.

NFT comprada pelo jogador de futebol Neymar.

Quais as aplicações do metaverso?

As soluções tecnológicas, como realidade virtual e simuladores em 3D, tais que são exemplos simples de aplicação, mudarão de diversos jeitos nossas vidas em diversas áreas.

Segundo especialistas, a área da medicina que tem um grande potencial para usar essas tecnologias e várias possibilidades estão sendo desenvolvidas, possibilidades como cursos em que os alunos não precisam de corpos reais para aprendizado, além de realizar consultas médicas simples à distância.

No ambiente corporativo, o uso do metaverso vai desde reunião em uma realidade virtual, até treinamentos à distância e totalmente virtual, que em tese, diminui muito os custos de uma empresa.

Como acessar o metaverso pelo computador?

Saiba que para conhecer esse novo universo não é preciso de equipamentos muito sofisticados, apenas se você quiser uma experiência extremamente imersiva! Mas se você não busca uma experiência tão sofisticada, pode-se usar um computador comum, ou até mesmo o celular, um bom exemplo é o Roblox, que é um jogo onde você cria um avatar do jeito que você quiser e ainda pode entrar em vários mundos e jogos.

Quais empresas apostam no metaverso?

Várias empresas já estão apostando nesse novo universo, sendo a principal dela o Facebook.

Nvidia, por exemplo, anunciou uma plataforma colaborativa de simulação, a Nvidia Omniverse. Nela, artistas, designers e outros profissionais conseguem trabalhar juntos na construção de metaversos.

A Microsoft não ficou de fora dessa, se colocando nesse mercado no inicio de 2021 com a criação do Mesh. Nessa plataforma é possível realizar reuniões com hologramas. Também há avatars 3D para o Teams, sua ferramenta de comunicação mais usada em reuniões online.

Em novembro de 2021, a multinacional Nike criou a Nikeland, em uma plataforma dentro de um jogo que citamos anteriormente, no Roblox. Lá é possível comprar tanto os produtos físicos quanto produtos virtuais, sendo os virtuais com valores mais altos que os físicos. Já em dezembro, a famosa multinacional norte americana adquiriu uma startup especializada em NFTs de moda.

metaverso
Foto da Nikeland no jogo Roblox.

Acha que apenas empresas estrangeiras entraram nesse universo? Mas é claro que não!

O Banco do Brasil também entrou na “brincadeira”, lançando uma experiência virtual dentro do servidor do game GTA. O jogador pode abrir uma conta bancária para seu avatar, além de ser possível trabalhar como abastecedor de caixa.

O que esperar do metaverso futuramente?

Especialistas prometem que o metaverso irá modificar totalmente o mundo como conhecemos hoje, tendo extrema influência no mercado como um todo e também no jeito em que interagimos e fazemos as coisas. Porém, isso não será a curto prazo. Nos próximos anos iremos vivenciar essas tecnologias no nosso dia a dia.

Um dos maiores desafios e investimentos neste contexto, irá ser unir um mundo a outro por meio de padrões abertos, assim como adaptar o mundo a plataformas de produção virtual em custos acessíveis.

Quantas pessoas já estão presentes no metaverso?

Segundo a pesquisa da Kantar Ibope Media, 6% dos brasileiros que possuem acesso a internet já andam por alguma versão de metaverso. E a consultoria Gartner prevê que, em poucos anos, um em cada quatro usuários de internet do mundo vai gastar ao menos uma hora por dia nesses mundos virtuais.

Como levar minha empresa para o metaverso?

Há diversas maneiras de levar sua empresa para esse novo universo! Citaremos para você algumas das alternativas mais populares neste novo mercado.

Como citamos anteriormente, sua empresa pode vender os produtos em uma plataforma virtual que irá simular uma loja física, podendo vender os produtos, se possível, tanto de forma física como na virtual.

Além disso, é possível criar treinamentos, eventos, reuniões e shows nesse universo tecnológico.

Também pode apostar no suporte técnico presente no metaverso! Há inúmeras maneiras de se adaptar à essa nova realidade, basta usar a criatividade!

Mas o metraverso apresenta algum perigo?

Assim como qualquer coisa, o metaverso não é um paraíso sem preocupações e ou perigo, algum desses perigos são: assédio, violação de privacidade, circulação de informações falsas e golpes financeiros.

Além disso, há muita centralização no metaverso, mesmo que esteja ainda em construção e defenda fortemente ser descentralizado e aberto a todos, ainda vale lembrar que o Facebook e a Microsoft estão nesse meio, e possuem muita força nele, essas empresas vão sempre fazer de tudo para controlar de alguma forma parte desse mercado.

E ainda gera vício, pois o metaverso é um tipo de tecnologia que vicia e faz as pessoas se desconectarem da realidade. Um exemplo disso é o filme Jogador Nº1, onde o personagem James Donovan Halliday, que é criador do metaverso OASIS, disse no final do longa que se deu conta que criou uma realidade virtual porque tinha medo de se relacionar com as pessoas.

Conclusão

O metaverso é a nova febre no mercado tecnológico e agora sabemos o motivo disso!

Uma nova realidade para viver é realmente fascinante e curioso, né? E ainda com as dicas que damos anteriormente, fica ainda mais curioso em pensar que podemos ter uma empresa e gerar lucro em um ambiente virtual!

A tecnologia nos surpreende cada vez mais!

Quer saber mais sobre outras tendências tecnológicas? Então acesse nosso blog e fique por dentro de todas as tendências!

Não esqueça de compartilhar o conteúdo em suas redes!

Publicações relacionadas