E N T T R Y

Carregando

API exclusiva de integração do PrintScout com ERP: coletas automatizadas

Você já ouviu falar de API para ERP? Caso a resposta seja não, é provável que sua empresa utilize diferentes sistemas independentes que não se comunicam com o seu software de gestão.

Com isso, certamente você estará passando por algumas dificuldades em organizar informações e gerenciar processos.

Integrar diferentes sistemas que a empresa utiliza significa centralizar informações, garantindo, assim, a facilidade no acesso, além de otimizar uma série de processos. Portanto, aumenta a produtividade.

Quer entender mais sobre essa integração? Então acompanhe o post!

api erp

Boa leitura!

O que é API com ERP?

Antes de apresentarmos o API de integração com ERP, é necessário entender cada um dos termos separadamente.

O que é API?

O API (Application Programming Interface) é um serviço que possibilita a comunicação entre dois sistemas baseada em requisição e retorno. Como o API é um conjunto de aplicações para interligar diferentes sistemas, ele não possui uma tela.

O que é ERP?

O ERP (Enterprise Resources Planning), é um sistema de gestão empresarial que centraliza o controle de todos os setores da empresa em um único sistema

Mesmo que você já utilize, talvez não saiba que esse sistema tem muito mais a oferecer? Clique aqui e saiba mais!

Então, o que é API de integração com ERP?

Com a junção dessas duas definições, temos o API de integração com ERP, tal que permite a integração de um software com o sistema de gestão utilizado pela empresa.

Assim, permite que se comuniquem entre si em tempo real. 

Um bom exemplo é o API do PrintScout com ERP, em que o ERP solicita os dados e o PrintScout retorna com a coleta através do API.

api erp

Para o que serve a API?

É muito comum as empresas optarem por utilizar softwares de um único fornecedor, pois, como possuem a mesma arquitetura, normalmente são compatíveis entre si, o que permite  integrar informações sem problema nenhum.

Quais problemas posso enfrentar caso eu opte por ficar sem API?

Sem API, gerar relatórios e importar dados, por exemplo, vai depender de um processo manual, gastando mais tempo da sua equipe. 

com a API, o usuário não precisa mais passar os dados para o ERP, pois o próprio sistema do cliente busca os dados necessários no software automaticamente.

Quais são os benefícios?

Com a API de ERP, sua empresa terá diversas vantagens, como:

api erp
  • Aumento da eficiência nos atendimentos, pois reduz o tempo de resposta e facilita o acesso ao histórico de cada cliente.
  • Melhora a comunicação entre cliente e empresa, garantindo assim, melhor experiência de compra para o consumidor.
  • Fluxo de trabalho mais rápido, pois o sistema começa a ser alimentado automaticamente e em tempo real.
  • Facilidade no acompanhamento do consumo de impressão e de métricas.
  • Melhor rentabilidade por conta do aumento da produtividade da equipe.

Como integrar meu sistema de coleta com meu ERP?

A integração de ERP é um processo simples de ser realizado por empresas que já usam esses softwares. A integração deve ser feita pelo fabricante do software que irá consumir a API, ou seja, o fabricante do ERP.

Porém, o fornecedor do sistema de coleta é quem precisa disponibilizar a API. ATENÇÃO!

Na prática funciona da seguinte forma:

A empresa de outsourcing solicita a integração para ERP, abrindo um chamado com seu fornecedor e, então, este assume o projeto com o fornecedor do sistema de coleta de contadores, que irá  fornecer toda a documentação necessária para a integração.

A autenticação da API é realizada por meio de uma chave de acesso, que é possível apenas para clientes com contas válidas.

Quais os requisitos para utilizar integração do PrintScout?

Para a integração do PrintScout, o único requisito é possuir uma conta ativa. Assim que o ERP solicita a integração, a disponibilidade é imediata!

Importante!

Nunca tivemos qualquer retorno negativo referente a nossa API!

Conclusão

Ao longo do texto, vimos que a integração de diferentes sistemas é indispensável para possuir uma boa gestão para qualquer empresa. Com a centralização de informações, o gestor terá mais facilidade para acessar dados importantes ao tomar decisões.

Pensando nisso, gostaria de ter mais agilidade no controle do consumo de impressão? Optando pelo PrintScout, isso tudo é possível!

Mas, e aí? Está entendido como a integração com ERP via API facilita o dia a dia da sua empresa, né?

api erp

Gostou do conteúdo? Confira outros posts sobre gestão e tecnologia em nosso blog!

Não esqueça de compartilhar o conteúdo em suas redes!

Publicações relacionadas