Você já ouviu falar de API para ERP? Caso a resposta seja não, é provável que sua empresa utilize diferentes sistemas independentes que não se comunicam com o seu software de gestão.
Com isso, certamente você estará passando por algumas dificuldades em organizar informações e gerenciar processos.
Integrar diferentes sistemas que a empresa utiliza significa centralizar informações, garantindo, assim, a facilidade no acesso, além de otimizar uma série de processos. Portanto, aumenta a produtividade.
Quer entender mais sobre essa integração? Então acompanhe o post!
Antes de apresentarmos o API de integração com ERP, é necessário entender cada um dos termos separadamente.
O que é API?
O API (Application Programming Interface) é um serviço que possibilita a comunicação entre dois sistemas baseada em requisição e retorno. Como o API é um conjunto de aplicações para interligar diferentes sistemas, ele não possui uma tela.
O que é ERP?
O ERP (Enterprise Resources Planning), é um sistema de gestão empresarial que centraliza o controle de todos os setores da empresa em um único sistema.
Mesmo que você já utilize, talvez não saiba que esse sistema tem muito mais a oferecer? Clique aqui e saiba mais!
Então, o que é API de integração com ERP?
Com a junção dessas duas definições, temos o API de integração com ERP, tal que permite a integração de um software com o sistema de gestão utilizado pela empresa.
Assim, permite que se comuniquem entre si em tempo real.
Um bom exemplo é o API do PrintScout com ERP, em que o ERP solicita os dados e o PrintScoutretorna com a coleta através do API.
Para o que serve a API?
É muito comum as empresas optarem por utilizar softwares de um único fornecedor, pois, como possuem a mesma arquitetura, normalmente são compatíveis entre si, o que permite integrar informações sem problema nenhum.
Quais problemas posso enfrentar caso eu opte por ficar sem API?
Sem API, gerar relatórios e importar dados, por exemplo, vai depender de um processo manual, gastando mais tempo da sua equipe.
Já com a API, o usuário não precisa mais passar os dados para o ERP, pois o próprio sistema do cliente busca os dados necessários no software automaticamente.
Quais são os benefícios?
Com a API de ERP, sua empresa terá diversas vantagens, como:
Aumento da eficiência nos atendimentos, pois reduz o tempo de resposta e facilita o acesso ao histórico de cada cliente.
Melhora a comunicação entre cliente e empresa, garantindo assim, melhor experiência de compra para o consumidor.
Fluxo de trabalho mais rápido, pois o sistema começa a ser alimentado automaticamente e em tempo real.
Facilidade no acompanhamento do consumo de impressão e de métricas.
Melhor rentabilidade por conta do aumento da produtividade da equipe.
Como integrar meu sistema de coleta com meu ERP?
A integração de ERP é um processo simples de ser realizado por empresas que já usam esses softwares. A integração deve ser feita pelo fabricante do software que irá consumir a API, ou seja, o fabricante do ERP.
Porém, o fornecedor do sistema de coleta é quem precisa disponibilizar a API. ATENÇÃO!
Na prática funciona da seguinte forma:
A empresa de outsourcing solicita a integração para ERP, abrindo um chamado com seu fornecedor e, então, este assume o projeto com o fornecedor do sistema de coleta de contadores, que irá fornecer toda a documentação necessária para a integração.
A autenticação da API é realizada por meio de uma chave de acesso, que é possível apenas para clientes com contas válidas.
Quais os requisitos para utilizar integração do PrintScout?
Para a integração do PrintScout, o único requisito é possuir uma conta ativa. Assim que o ERP solicita a integração, a disponibilidade é imediata!
Importante!
Nunca tivemos qualquer retorno negativo referente a nossa API!
Conclusão
Ao longo do texto, vimos que a integração de diferentes sistemas é indispensável para possuir uma boa gestão para qualquer empresa. Com a centralização de informações, o gestor terá mais facilidade para acessar dados importantes ao tomar decisões.
Pensando nisso, gostaria de ter mais agilidade no controle do consumo de impressão? Optando pelo PrintScout, isso tudo é possível!
Mas, e aí? Está entendido como a integração com ERP via API facilita o dia a dia da sua empresa, né?
Gostou do conteúdo? Confira outros posts sobre gestão e tecnologia em nosso blog!
Não esqueça de compartilhar o conteúdo em suas redes!
Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis. Para maiores informações sobre como tratamos os seus dados, visita nossa página de Política de privacidade.
Cookies estritamente necessários
O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, você precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
This website uses Google Analytics to collect anonymous information such as the number of visitors to the site, and the most popular pages.
Keeping this cookie enabled helps us to improve our website.
Ative primeiro os Cookies estritamente necessários para que possamos salvar suas preferências!