E N T T R Y

Carregando

O que é um Servidor de Impressão?

O servidor de impressão é uma parte fundamental do gerenciamento de impressão. É composto por um aplicativo (software) rodando em um servidor (hardware), destinado a controlar as tarefas de impressão enviadas para as impressoras locais e de rede, por diferentes estações de trabalho que compartilham entre si.

Para saber mais sobre servidor de impressão, acompanhe os seguintes tópicos que serão abordados deste artigo:

Boa leitura!

servidor

Como funciona um servidor de impressão?

A forma em que um servidor de impressão funciona é bem simples. Primeiramente, deve-se saber o que é preciso para um servidor de impressão funcionar, e o que é preciso são coisas bem simples, basta que o computador se conecte ao servidor de impressão USB ou wireless e adquira o driver instalado, para assim, uma nova conexão seja estabelecida para enviar a impressão.

Com isso, o próprio servidor fica responsável por gerenciar o arquivo recebido na fila de impressão, definindo a prioridade de cada tipo de serviço proposto.

O que um servidor de impressão proporciona?

Sua maior importância é gerar um local centralizado na rede para impressão, propiciando aos usuários e ao administrador da rede o controle de páginas impressas, permitindo definir ordem de prioridade das solicitações.

Servidor de Impressão ainda permite monitorar todas as impressões realizadas a partir dos computadores da sua empresa, seja em impressoras locais ou na rede.

Possibilita ter um ponto de controle único para os administradores fazerem o acompanhamento dos eventos e status das impressoras.

Permite, ainda, a criação de usuários de rede e desta forma, controlar que usuário poderá imprimir em cada impressora.

Mesmo em locais onde serviços mais sofisticados como Microsoft AD (Active Directory) ou LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), é possível ter um servidor de impressão.

Como ampliar o controle em um servidor de impressão?

Para ampliar essas vantagens e para melhor controlar e gerenciar a tarifação de impressão, pode ser utilizado um software profissional de bilhetagem e gerenciamento de impressão como o Print Account. 

Desta forma você saberá exatamente o que cada usuário está imprimindo e poderá até limitar o volume de impressão que ele pode fazer.

Quando usar um servidor de impressão?

Um servidor de impressão é recomendado para redes com dez computadores ou mais. Para redes menores, pode-se utilizar o compartilhamento de impressora gerenciado pelo Sistema Operacional de uma das estações de trabalho.

Para que fique claro, neste contexto, podemos entender como uma estação de trabalho um computador utilizado por um dos usuários da rede.

Qual o hardware de um servidor de impressão?

Servidores de impressão precisam de espaço em disco e memória proporcional ao número de filas de impressoras e volume de impressão da rede. Para uma pequena rede um computador com 10GB de espaço livre em disco e 2GB de memória é suficiente. Mas se você tiver uma rede com 50 impressoras, vai precisar de no mínimo 50GB livre de disco e 4GB de memória para manter o ambiente com boa performance.

Qual sistema operacional devo utilizar em um servidor de impressão?

Na atualidade, os sistemas operacionais para servidores mais utilizados são Windows 10, 11 e Linux. Mas se você tem uma pequena rede com menos de 10 computadores você pode  utilizar um Windows 7 ou até mesmo um Windows XP como servidor de impressão.

Conclusão

Optar por ter um servidor de impressão na sua empresa é indispensável, pois o mesmo oferece diversos benefícios.

E ficou bem mais fácil de entender como funciona, como beneficia as empresas e do que é preciso para adotar um servidor de impressão após ler este artigo.

Mas e aí?! Quer ficar sempre por dentro das novidades do mercado de T.I. e outsourcing de impressão?

Então acesse nosso blog e saiba todas as tendências do mercado!

Não esqueça de compartilhar o artigo em suas redes!

Publicações relacionadas