Support & Downloads

Quisque actraqum nunc no dolor sit ametaugue dolor. Lorem ipsum dolor sit amet, consyect etur adipiscing elit.

s f

Contact Info
198 West 21th Street, Suite 721
New York, NY 10010
[email protected]
+88 (0) 101 0000 000
Follow Us
sustentável

O Impacto Sustentável do Gerenciamento de Impressão

Quando falamos em algo sustentável e que garanta a preservação do meio ambiente, um dos aspectos mais importantes é o do consumo e desperdício de papel.

No Brasil, todo o papel fabricado tem origem em plantios florestais que, apesar de ajudarem a preservar as florestas nativas,  consomem uma grande quantidade de água.

De acordo com a organização Akatu, o processo de produção de papel está entre os que mais consomem água. A Water Footprint Network (WFN) estima que, para que uma única folha A4 seja produzida, são necessários 10 litros de água.

Da madeira das árvores é retirada a celulose, matéria-prima do papel, e para a produção de cada tonelada de papel é necessário quase o triplo de toneladas de madeira, o equivalente à, aproximadamente, 20 árvores.

    Comumente, para a liberação de celulose, a madeira passa por um processo químico que libera o chamado licor negro, que contém compostos de enxofre tóxicos e altamente poluentes. E para que o papel fique branco como conhecemos, também são aplicados processos químicos que, se realizado com Cloro, liberam compostos tóxicos e cancerígenos.

    Quase 40% do lixo produzido no mundo é composto por papel e papelão e, nos escritórios, 90% do lixo é composto por papel reciclável.

De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores, a produção de papel no Brasil vem aumentando anualmente desde 1950. Isso se dá, principalmente, por cerca de 40% das empresas ainda manterem documentos na forma impressa, sem saberem das opções que permitem reduzir essa prática.

É por isso que o gerenciamento de impressão torna-se um processo cada vez mais importante a ser implantado nas empresas.

Para saber dicas de como reduzir o consumo de papel em seu escritório, clique aqui e ajude a cuidar do meio ambiente.

Veja o exemplo da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, que reduziu em quase 50% a quantidade de páginas impressas por mês (que era de 1 milhão!) ao adotar o gerenciamento de impressão atrelado à otimização do uso das impressoras. Ferramentas como relatórios detalhados de impressão e a alocação adequada dos equipamentos de impressão, permitiram uma economia de cerca de 40% do orçamento geral da empresa.

Não são só empresas que imprimem 1 milhão de páginas por mês que devem se preocupar com o gerenciamento de suas impressões.

No Brasil, a média do consumo de impressão de pequenas e médias empresas é de, aproximadamente, 20 mil páginas por mês. E esse número representa, também, a quantidade de folhas de ofício A4 que um eucalipto rende.

Ou seja, cada empresa costuma consumir, no mínimo, 1 árvore por mês com as impressões que realiza!

Com o Print Account, qualquer empresa pode realizar um gerenciamento de impressão inteligente e efetivo. 

As diversas funcionalidades que a ferramenta oferece proporcionam aos gestores o controle absoluto sobre o ambiente de impressão da empresa.

É possível saber tudo o que é impresso e, assim, bilhetar cada impressão e distribuir os custos adequadamente entre os departamentos. 

Isso reduz significativamente o consumo de impressão, gerando uma redução de custos de até 37% e levando à uma diminuição da quantidade de árvores derrubadas para a fabricação de papel.


Para saber mais sobre o Print Account  e as funcionalidades aliadas da sustentabilidade, é só clicar no botão abaixo!

Post a Comment