E N T T R Y

Carregando

Manutenções na rede, como iniciá-las

É sempre importante ficar atento às manutenções que seu ambiente de TI exige. Assim, você não será pego de surpresa com falhas de internet, segurança e performance.

Como definir uma estratégia de monitoramento de rede:

A dica básica para definir uma estratégia de monitoramento de rede é entender qual a demanda e impacto da tecnologia no dia a dia da operação.

Se sua companhia precisa de atenção diária e atualização de sistemas de forma contínua, o ideal é ter um projeto interno com profissionais alocados ou da própria empresa.

No entanto, se a demanda é pontual, o melhor caminho pode ser o de integrar uma consultoria alinhada a seu ramo de atividade. Isso pode tomar o trabalho mais assertivo e adequado ao objetivo da corporação.

Passos para criar um plano de manutenções de redes:

  1. Conheça a sua rede de TI: assim, você saberá quais são as integrações e demandas do setor;
  2. Mantenha a documentação dos equipamentos em dia: é importante manter o registrado de toda mudança de configuração e equipamentos da rede;
  3. Siga as instruções do fabricante: conferir especificações e requisitos recomendados, irá garantir um alto desempenho de todos os produtos e serviços utilizados em sua rede;
  4. Atualize sua rede: mantenha os upgrades de software, políticas de atendimento e suporte em dia;
  5. Verifique as garantias e esteja atento aos prazos para licenciamento: para garantir o suporte do fabricante e a segurança da sua rede, mantenha os seus softwares e equipamentos atualizados.

Repita esses passos, regularmente, e coloque em prática o seu plano de ação! Todas essas tarefas são essenciais para garantir o bom funcionamento da  sua rede de TI. 

Antecipe falhas 

Ao fazer o monitoramento ativo dos equipamentos de rede, proteção e comunicação, sua empresa terá condições de antecipar possíveis falhas e terá oportunidades para maximizar o desempenho da rede.

Ficará mais fácil orientar quais devem ser os próximos investimentos e o que precisa de atenção em termos de evolução da performance.

Dica!

Interromper o trabalho para realizar reparos nos equipamentos de informática é uma atitude bastante prejudicial à produtividade da empresa.

Logo, um período propício para realizar essas manutenções acaba sendo a época de férias e fim de ano, quando o fluxo da empresa diminui e/ou para suas atividades.

E, para não ser pego de surpresa em seu ambiente de impressão, você pode utilizar nosso software de monitoramento de impressoras, o Printscout.

Com ele, você sabe, de forma automatizada, quando uma impressora entra em falha ou fica sem suprimento, sendo mais proativo no atendimento dos seus usuários.

Publicações relacionadas