Com os casos de contágio pelo novo coronavírus crescendo rapidamente no Brasil e no mundo, medidas de prevenção estão precisando ser tomadas às pressas. 

Seguindo as recomendações do ministério da saúde e da OMS, a cada dia, mais e mais empresas estão adotando o trabalho via Home Office para garantir a produtividade sem comprometer a saúde dos seus colaboradores.

Quando falamos em trabalho, o ambiente a nossa volta é um fator extremamente influente na nossa produtividade. Por isso, quando se trabalha em home office, é importante ter foco e disciplina para não ceder às diversas distrações que podem surgir.

Se a sua empresa também está adotando o home office, confira as 7 dicas que nós da Enttry preparamos para que você mantenha a produtividade e a garanta entrega de resultados ao mesmo tempo que diminui sua exposição ao coronavírus.

1 – Coloque seus arquivos na nuvem e proteja-os com senha.

Antes de começar o home office, certifique-se de que separou todos os arquivos que você irá precisar acessar em casa e faça upload deles na nuvem.

Lembre-se de salvar também os usuários e senhas que você utiliza em suas tarefas. Mantenha estes dados protegidos para evitar vazamentos. Para isso, você pode colocá-las em um arquivo criptografado que tenha um senha forte para acesso. Muitos compactadores de arquivo possuem esta opção.

2 – Tente manter seus horários e hábitos o mais próximo possível da sua rotina usual.

Sabemos que é um clichê, mas, realmente, manter a rotina é essencial!
Procure acordar no mesmo horário de sempre e fazer suas refeições e intervalos nos mesmos períodos.

Ao levantar, tire o pijama, vista outra roupa e aproveite o tempo que estaria se deslocando até a empresa para tomar café da manhã.
Manter esses hábitos faz com que o seu cérebro entenda que esse não é um horário de descanso, deixando seu corpo e mente mais ativos.

3 – Organize um ambiente que funcione como escritório.

Evite trabalhar na cama!
Escolha um cômodo silencioso e sem muito transito de pessoas para servir como seu escritório. Tente mantê-lo organizado, pois a bagunça também pode ser uma distração.

4 – Avise quem mora com você que você está em horário de trabalho.

Se você não mora sozinha(o), o fato de você estar em casa em um período que não costumava estar pode ser bastante estranho no começo.

Pode ser que comecem uma longa conversa ou até que te peçam para fazer algo não relacionado ao seu trabalho. Por isso, lembre sempre a quem mora com você que você está trabalhando e não no seu tempo livre.
Principalmente se você tiver crianças em casa.

5 – Mantenha o contato com sua equipe para que o andamento das tarefas permaneça alinhado.

Com a equipe fisicamente separada, questões antes intuitivamente entendidas podem passar despercebidas.

Combine um ponto de contato com os outros membros da equipe para que a comunicação se mantenha fluida ao longo do horário de trabalho, com cada membro informando a tarefa que está executando.

Faça pelo menos uma reunião diária, rápida, com sua equipe para informar do andamento do seu trabalho e se colocar a par do trabalho dos outros membros da equipe.

6 – Não esqueça de beber água e fazer pequenos intervalos para alongar.

Independente de estar em casa ou no escritório da empresa, ficar muito tempo na mesma posição não é benéfico para sua saúde.

Faça pequenos intervalos, de 5 a 10 minutos, para alongar-se e beber água (ou mantenha uma garrafa d’água sempre por perto).

Como dissemos anteriormente, é importante manter os hábitos. Então, assim como na empresa, faça pequenas pausas para descansar e recompor-se.

7 – Mantenha um período consistente de trabalho.

Um dos maiores benefícios do home office é o horário de trabalho flexível. Porém, esse benefício pode ser tornar algo prejudicial se não conduzido com certa disciplina.

Manter os horários muito espalhados ao longo do dia quebra o fluxo de trabalho, o que, consequentemente, diminui sua produtividade.

Procure manter seu horário normal de trabalho em home office (se possível), ainda mais se seu trabalho envolve equipe, para evitar problemas de comunicação.

As dicas acima são para lhe ajudar na organização inicial dessa nova rotina e garantir a entrega de resultados.

As dicas mencionadas funcionam muito bem para a maior parte das funções executadas em home office e são flexíveis para você adaptar à sua rotina. Por isso, avalie as suas condições e aplique-as conforme suas necessidades. Com o passar do tempo você vai se acostumando com a dinâmica e entenderá melhor o que funciona ou não.

Por fim, se você começou a trabalhar via home office devido a pandemia do novo Coronavírus, não se descuide e tome as precauções que as organizações de saúde estão recomendando. 

Se todos nos unirmos e agirmos corretamente, podemos minimizar os danos de forma significativa.


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