Support & Downloads

Quisque actraqum nunc no dolor sit ametaugue dolor. Lorem ipsum dolor sit amet, consyect etur adipiscing elit.

s f

Contact Info
198 West 21th Street, Suite 721
New York, NY 10010
[email protected]
+88 (0) 101 0000 000
Follow Us
vazamento de dados

5 Formas de vazamento de dados

O vazamento de dados é um incidente de segurança que expõe publicamente informações sensíveis. Com isso, essas informações podem ser vistas, copiadas, roubadas, transmitidas ou usadas sem acesso autorizado.

As principais causas de vazamentos de dados não são apenas ataques cibernéticos como malware, phishing, spyware, ransomware, etc. Mas, também, falhas simples de configurações de segurança que podem ser corrigidas!

Com alguns ajustes, evitam-se enormes prejuízos de reputação e perdas financeiras para as empresas vazadas.

Outras causas são: funcionários insatisfeitos ou mal-intencionados, erros sem intenção de funcionários, falta de conhecimento técnico ou expertise para proteger os dados e ambiente.

Abaixo citamos algumas das maneiras mais comuns de ocorrência de vazamento de dados:

#Senhas fracas e controle de acesso falho

Coisas que parecem tão simples de resolver como uma senha fraca pode ocasionar um vazamento de dados.

E mesmo as melhores senhas são inúteis frente a uma configuração de sistema ruim que deixa seu banco de dados aberto.

#SQL Injection

SQL Injection é um tipo de ataque simples e que requer conhecimento técnico mínimo para ser realizado.

Ele explora a falta de segurança de websites para obter acesso não autorizado à sua base de dados. Além de simples, esse ataque pode ser automatizado.

#Phishing

Um pouco mais complexo. Esse ataque requer engenharia social para manipulação de pessoas para obtenção de dados sensíveis.

Um exemplo clássico é o e-mail falso, feito para parecer real ou similar a algum e-mail que você conhece. Esse e-mail pode te pedir informações, te oferecer um crédito ou qualquer outra coisa.

A clicar nos links do e-mail, você pode acabar instalando malwares, spywares ou mesmo ser direcionado para logins falsos em páginas similares às que você já conhece, onde irá fornecer suas informações sensíveis.

#Exploração de Vulnerabilidades

Esse ataque tira proveito de vulnerabilidades ou bugs de softwares para obter acesso não autorizado a um sistema ou seus dados.

Vulnerabilidades são buscadas por pesquisadores com o intuito de publicação de CVE’s ou por criminosos com intenção de exploração maliciosa que causa prejuízo à empresa.

Sistemas operacionais, navegadores e aplicações populares são alguns dos principais alvos e existem até exploit kits que tornam simples a exploração de vulnerabilidades sem conhecimento técnico por criminosos.

#Vazamento de documentos impressos

Você pode ter a melhor postura de cibersegurança internamente, mas, se não gerenciar o risco dos documentos impressos vazarem, de nada irá adiantar.

Muitos documentos ficam expostos ou abandonados em impressoras e mesas no ambiente corporativo. Basta uma pessoa mal intencionada e estes documentos serão a maior vulnerabilidade da empresa.

Um software de impressão segura é uma boa medida quando se trata da segurança dos dados impressos.

Existem diversas formas de controlar a liberação de impressão, como através de senha, cartão, biometria e mais.

Com o SafePrint, nós te ajudamos a garantir segurança total no ambiente de impressão.

Porque você deveria se preocupar

As regulamentações de privacidade de dados, como LGPD e GDPR, exigem que as empresas adotem medidas para evitar o vazamento de dados e informem os clientes assim que isso venha a ocorrer.

Além disso, os prejuízos de um vazamento de segurança não são apenas financeiros, visto que também ocasionam perda de reputação considerável.

Por isso, assim como na saúde, a prevenção é sempre o melhor remédio. 

Post a Comment