E N T T R Y

Carregando

70% das empresas não sabem que correm esse risco de vazamento de dados

Segurança de dados

É o processo de avaliar e identificar risco de vazamento de dados, seguido da implementação de estratégias para proteger estes dados sensíveis à empresa. 

A segurança de dados vem sendo cada vez mais discutida nas empresas, especialmente por causa da LGPD, que prevê multas e outros prejuízos, como dano à imagem, em casos de vazamento de dados corporativos e de pessoas.

Risco de vazamento via impressão

Com o avanço da tecnologia e o aumento de sistemas e dados nas empresas, o risco de vazamento de dados são cada vez maiores, tanto de forma virtual quanto física.

Dados pessoais e corporativos muitas vezes estão vulneráveis a ataques internos e externos, os quais podem gerar sérios prejuízos.

Com isso, muitas medidas têm sido tomadas para evitar ataques cibernéticos, por exemplo. Mas, há um ponto muito sensível que a maioria das empresas não têm cuidado: a impressão.

Documentos impressos são uma das principais formas de exposição e vazamento de dados sensíveis.

Será o seu caso? Veja o exemplo a seguir!

Como ocorre um vazamento de dados por impressão

Com os sistemas tradicionais de impressão, sem segurança, qualquer pessoa que vá até a impressora poderá ter acesso aos arquivos enviados para impressão que ainda não foram retirados.

Isso é um hábito bem comum nas empresas e costuma não levantar suspeitas, pois as pessoas acreditam que alguém tenha levado a impressão por engano.

Percebe que há pontos sensíveis na segurança de dados na sua empresa?

Muitas empresas focam no usuário. Buscam se certificar das permissões de acesso do usuário e das brechas que ele pode usar para abusar dessa liberdade de acesso. 

Avaliar esse ponto no processo é muito importante, especialmente no caso de impressões. Há, também, outros pontos a serem avaliados, como: 

  • O acesso e a impressão do dado é realmente necessário?
  • Existe uma política de armazenamento dos arquivos impressos?
  • É feito o controle do que é impresso por cada usuário?
  • É registrado tudo que é impresso na empresa?

Resolver esse problema pode parecer difícil, mas não é!

Com um sistema de impressão segura, as impressões só podem ser liberadas na impressora com a autenticação do usuário que enviou o arquivo para impressão.

A implementação dessa solução já institui uma política de impressão segura eficaz!

Desta forma é possível acabar com o problema de dados expostos nas impressoras da empresa.

Além disso, com um bom gerenciamento de impressão, é possível saber tudo que foi impresso na rede. Assim, sempre haverá um rastro para investigar possíveis usos inadequados dos dados.

Te ajudamos a resolver este problema de segurança no processo de impressão!

Publicações relacionadas